Profissionais da Educação Básica

Projeto 20 - Inclusão Digital, Deficiência, Pandemia e a Escola

Rosemary Silva Alves

Profissional da Educação Básica

Escola Municipal Maria Cândida de Jesus

Juatuba, Minas Gerais

A pandemia causada pela Covid-19 (coronavírus SARS-CoV-2) trouxe a interrupção das aulas presenciais e as escolas entraram no processo de ensino aprendizagem remoto para atender a todos os discentes. Discorreremos sobre as dificuldades impostas pelo ensino remoto emergencial para atender as pessoas com deficiência e avaliar as possibilidades de trabalho e a inclusão digital das mesmas. Analisaremos a proposta de ensino para os estudantes com DI e Síndrome de Down tendo como base o contexto da escola Municipal Maria Cândida de Jesus para coleta de dados. O projeto está sendo construído e desenvolvido com os alunos de forma simultânea, visto que diante do atual cenário social não estávamos preparados para as mudanças impactantes e repentinas. As adequações são testadas e aplicadas em tempo real e tem como objetivo manter a escola presente na vida dos estudantes. Elaboramos ações norteadoras para iniciarmos os trabalhos. Entre elas a conscientização das famílias sobre a importância de manter o elo entre a escola e os alunos, a proposição de um plano possível de ser aplicado durante as aulas online e remotas e reuniões com os professores sobre o projeto. Foram elaboradas atividades de alfabetização adaptadas. Confecção de cartões com imagens e escrita de palavras com sílabas simples, alfabeto móvel, grupo ortográfico, fichas numéricas para auxiliar as atividades de raciocínio lógico, uso de vídeos do YouTube que auxiliam na aquisição do conhecimento. E as aulas de videochamadas através do Whatsapp. Embasamos nos estudos de Vygotsky sobre a plasticidade neural, validada pela neurociência, e a teoria sociocultural que defende que a aprendizagem ocorre através da interação entre indivíduos e que o cérebro é capaz de fazer novas adaptações para se adequar e receber novos conhecimentos. Posto isso, esperamos demonstrar a importância desse trabalho com pessoas com deficiência no momento. O isolamento social tirou-lhes os muros da escola, encontramos assim nas tecnologias disponíveis e acessíveis aos alunos uma maneira de manter essa conexão, mesmo que tais recursos não sejam os ideais.

Palavras-chave: Pandemia; Dificuldades; Inclusão. científico do projeto. 

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com a participante

rosemarysilva077@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira