Profissionais da Educação Básica

Projeto 19 - Ações de Incentivo ao Ensino Remoto para Estudantes na Educação de Jovens e Adultos - EJA

Patrícia de Menezes

Profissional da Educação Básica

Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte

Juatuba, Minas Gerais

A adaptação da comunidade escolar à utilização de ferramentas de comunicação digital é muito importante para o alcance das habilidades e competências esperadas. Desta forma este projeto analisou o engajamento dos alunos da EJA da Escola Miguel Rodrigues Duarte, Juatuba, MG, nos grupos de whatsapp de 05/04/2021 a 25/06/2021. Foram investigados se os recursos utilizados estavam sendo viáveis e as dificuldades dos estudantes para se manterem ativos no ensino remoto. Usamos uma metodologia objetiva e aplicável às condições: a consulta à listagem de controle de entrega das ANPs – Atividades Não Presenciais, disponíveis na escola e a comunicação com alunos, pais ou responsáveis. Importante destacar que, a proximidade e empatia que tivemos por mensagens (whatsapp) e ligações por celular, trouxe clareza dos fatos que envolvem o problema inicial.  Dentre eles: impacto da pandemia nas famílias, dificuldades de acesso à internet, falta de aparelhos digitais e desmotivação dos alunos mais velhos das séries iniciais. Com isso surgiram propostas de ações desafiadoras e definição de estratégias como, o acompanhamento constante do controle de entregas e devoluções das ANPs, o contato com alunos que não tinham acesso ao whatsapp para informar sobre as datas de entregas das ANPs, resgatando-os ao compromisso com suas tarefas e cumprimento da carga-horária. Nesses diálogos enfatizamos a responsabilidade do aluno e da família de procurar a escola para, manterem-se informados. Incentivamos os estudos autônomos, e quando necessário que recorressem à família ou amigos. Acompanhamento dos grupos de whatsapp, em tempo real, elogiando a participação dos alunos. Às séries iniciais, envio de vídeos abordando temas exclusivos, como receitas culinárias, atividades físicas, cuidados com a saúde e vídeos de descontração, mantendo o vínculo com a escola e as relações afetivas com os professores que eles tanto prezam. Buscamos junto à família uma parceria para assessorá-los em casa.  Concluímos através dessa pesquisa que o êxito acontece quando nos organizamos para tal, que nossas ações promoveram uma melhor interação nos grupos e resgate de alunos que estavam afastados e desmotivados, que devemos estar atentos às “necessidades” individuais, assegurando ao aluno o seu direito ao estudo, com autonomia e protagonismo.

Palavras-chave: Engajamento, Ensino remoto, EJA

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com a participante

patriciamenezes2008@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira