Profissionais da Educação Básica

Projeto 18 - Novos Olhares pela Vida em Plena Pandemia

Luciana Márcia Nunes Abreu

Profissional da Educação Básica

Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte

Juatuba, Minas Gerais

Este projeto apresentou estudo realizado com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de duas escolas municipais, com foco na busca por estratégias que despertem o interesse pela produção escrita. Produzir textos escritos é tarefa desafiadora para muitos estudantes que ainda se sentem desestimulados a escrever por diversas razões, sendo a principal delas a falta de repercussão do texto, falta de outro leitor além do professor. Tal realidade exige dos professores busca por novas abordagens que solucionem essas dificuldades, contribuindo para o uso da língua como meio de interação social. Partindo dessas observações, o objetivo deste projeto foi despertar o interesse dos alunos para produção de textos significativos e criativos, reunidos em forma de E-book, revelando peculiaridades no contexto do ensino remoto, imposto devido à pandemia da Covid-19. Partir da realidade, considerar a experiência e conhecimentos dos aprendizes ao propor os trabalhos, torna a escrita mais prazerosa e carregada de sentidos. Além de funcionar como forma de extenuar sentimentos, emoções e amenizar angústias. A produção de E-book gera expectativas, é um trabalho gratificante por conter várias etapas. Para tanto, foram realizados estudos sobre as etapas de produção de texto, desenvolvidas propostas de escrita textual elaboradas de acordo com a intenção de escrita, do tema e do gênero discursivo, atividades de leitura de textos motivadores; livros e animações produzidos por outros estudantes da mesma faixa etária; músicas e clipes; exibição de vídeos de “contação” de histórias. Todas as atividades aplicadas como preparação, estímulo para a escrita dos textos e propostas de produção foram feitas por meio de grupo de WhatsApp, em aula semanal de uma hora, tendo como temática a pandemia e o ensino remoto. Os alunos enviaram suas produções, que foram corrigidas com a participação dos autores e de seus responsáveis nas etapas de apreciação, revisão, intervenção e reescrita para serem organizados no E-book “Novos olhares pela vida em plena pandemia” que será publicado em breve pela Editora AMPIC . As atividades foram realizadas pelo método analítico e processual. Conclui-se que quando se tem leitores previstos e se propõe atividades de escrita embasadas em situações reais, com objetivos claros e bem definidos, o estudante mostra-se mais interessado e motivado a escrever. O resultado são textos com mais qualidade, expressividade e interação. 

Palavras-chave: Escrita, E-book, Pandemia

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com a participante

lucianinhamarcia@hotmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira