Estudante dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Projeto 17 - Discord- O aliado do Ensino à distância

Reiner Jesus Martins

Cientista do 9º ano do Ensino Fundamental

Kátia Cecília da Silva

Orientadora

Escola Municipal Maria Cândida de Jesus

Juatuba, Minas Gerais

Este projeto “Discord – O aliado do ensino à distância”, apresenta um estudo feito de  forma virtual, com o objetivo de melhorar o estudo de forma remota na Escola  Municipal “Maria Cândida de Jesus”, usando o Discord como uma ferramenta eficaz e  prática do ensino à distância. Desde o início da pandemia, o ensino à distância tem sido  bastante desafiador, tanto para os educadores, quanto para os alunos, pois nem todos  têm internet ou aparelhos eletrônicos para acessar estas aulas. Debates no grupo de  WhatsApp da turma do 9º ano, sobre outras maneiras de serem realizadas as aulas  online, buscando praticidade e mais interação uns com os outros, mesmo de forma  remota, nos fizeram pensar sobre plataformas de reuniões gratuitas que não  sobrecarregassem os dados e a memória dos aparelhos, para que pudéssemos torná-las  ferramentas de estudo. Com isso, encontramos o Discord, que é uma plataforma de bate papo utilizada principalmente para jogos, interação e entretenimento, que é disponível  gratuitamente para iOS, Android e computadores e pode ser facilmente acessada por  meio de download ou através do site da plataforma, que consiste em servidores que têm  canais de texto, onde podem ser anexadas mensagens, links, imagens e vídeos, e também canais de voz, onde é possível compartilhar a tela e usar a câmera de seu  aparelho em determinada reunião. No Discord, criamos um servidor para servir de  exemplo se alguma escola realizasse aulas pela plataforma e nesta intenção, no período  de 21/05/2021 a 28/05/2021 realizamos aulas testes com alunos e educadores do 9º ano da Escola Municipal “Maria Cândida de Jesus”. Após o período de testes,  encaminhamos um formulário e mensagens no Whatsapp aos participantes para que eles  avaliassem o uso da plataforma no ensino à distância; obtivemos 21 respostas; e  concluímos, com esses testes, que o Discord tem a aprovação de 100% dos educadores e alunos do 9º ano da Escola Municipal “Maria Cândida de Jesus” e total eficiência e  aplicabilidade e para ser uma ferramenta prática para o ensino à distância.

Palavras-chave: Praticidade, eficiência, aplicabilidade.

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com os participantes

reinertriep@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira