Estudante dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Projeto 16 - A utilização de animação interativa como incentivo ao estudo remoto

Luan de Souza Oliveira

Cientista do 6º ano do Ensino Fundamental

Jair Marinho Oliveira Júnior

Orientador

Escola Municipal José Pires Montes

Juatuba, Minas Gerais

Este projeto procura ser uma segunda via no método atual de ensino remoto, que hoje consiste em muitos casos no envio de exercícios e correção dos mesmos via redes sociais e métodos de conversação on-line, criando assim uma modalidade extra de ensino com jogos no estilo “click to point” a ser adotada junto ao método atual gerando assim uma participação maior no ensino remoto, notamos que durante este período de pandemia, as aulas acontecendo remotamente a participação dos alunos nas redes sociais é baixa, porém nas primeiras aulas remotas a participação era muito maior, o que nos leva a acreditar que o problema da participação menor seja o desinteresse por parte dos mesmos e não o acesso a aula em si, também acredito que parte dos alunos não tenha acesso a internet constantemente, porém comparando pela participação no início do ano letivo e a participação atual, o incentivo muito provavelmente seja a principal causa do desinteresse da maioria dos alunos, o cenário remoto também parece ser muito desafiador para os professores que precisam estar sempre mostrando conteúdo sem ter a certeza que tal conteúdo foi absorvido ou se quer tenha sido visto, sendo assim a criação de um jogo de fácil edição que possa ser baixado para o equipamento dos alunos caso não tenham internet naquele momento ou on-line para ser acessado por um endereço eletrônico parece ser uma solução para o desinteresse dos alunos no ambiente remoto e ser uma ferramenta muito útil para reforçar aprendizagem no ambiente presencial. O jogo desenvolvido por nós pode ser editado diretamente pelo Word ou qualquer editor de texto, o que facilita muito a alteração das perguntas, fazendo com que o professor ou instrutor que tiver interesse em utilizar essa metodologia possa editá-lo livremente com conhecimento mínimo em informática, baseamos esse entendimento no estudo do psicólogo e escritor David Ausubel “Aprendizagem Significativa” segundo ele “O fator mais importante influenciando a aprendizagem é o que o estudante já sabe. Verifique isto e ensine de acordo…”, pensado nisso desenvolvemos uma interação que junta à tecnologia já conhecida dos alunos com o que se pretende ensinar.

Palavras-chave: Participação, Professores, Remoto.

Resumo Científico

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Prêmio Jovem Cientista

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O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira