Estudante dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Projeto 15- Estudando e Reciclando

Lavinia da Silva Carvalho

Cientista do 6º ano do Ensino Fundamental

Thamires Kathleen da Silva Santos

Orientadora

Escola Municipal José Pires Montes

Juatuba, Minas Gerais

O projeto “estudando e reciclando” foi desenvolvido para as crianças aprenderem a matemática de forma lúdica e criativa, estimulando sua criatividade através dos recursos utilizados. Tem a intenção de ensinar  as diversas maneiras de criar recursos com materiais que na maioria das vezes são descartados no lixo, e mostrar como é possível aprender de maneira divertida, sendo muito eficaz no processo de desenvolvimento.  A reciclagem tem um papel fundamental para a sociedade, pois através dela podemos ter a redução de emissão de gases do efeito estufa que provoca a mudança climática global, a diminuição de lixo, evita a poluição, entre outros. Dessa forma o objetivo do projeto é demonstrar como é possível aprender a matemática utilizando materiais recicláveis e explorando a imaginação. Para a confecção do projeto foram necessários alguns materiais. Na produção do jogo dominó foram necessários papelão, canetinha, caixinha de papel, folha A4, cola, e a tabuada. Na produção do jogo de basquete foram necessários tampinha de garrafa pet, copos descartáveis, papelão, fita, cola quente e folhas de Eva. No decorrer do desenvolvimento do projeto foi estimulado a criatividade,  interação, a imaginação, e a preocupação com o meio ambiente. Durante a prática com os jogos confeccionados foi agradável perceber como os mesmos prendem a atenção e nos ensina de modo prático a conhecer e familiarizar mais com as operações que foram colocadas. Portanto, conclui-se com o projeto que é possível produzir brinquedos, jogos de aprendizagem, com materiais/ objetos simples que geralmente são descartados, mas que podem ser um recurso benéfico para o ensino aprendizagem, tanto para estimular a criatividade, quanto para contribuir com o meio ambiente. É uma maneira de conscientizar os alunos a preservar a sociedade em que se vive, e ajudá-los também a aprender de maneiras prazerosas.                            

Palavras chave: Aprender, reciclagem, brincar

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com os participantes

llilianbs59@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira