Cientista do 9º ano do Ensino Fundamental
Orientadora
Juatuba, Minas Gerais
Em 2020, com a pandemia causada pelo novo coronavírus (SarsCov2), para preservar a saúde e a vida da população, as aulas ocorreram de forma remota. Assim, foi necessário utilizar ferramentas digitais de comunicação e informação tecnológica (TDICs) para possibilitar as atividades escolares. Contudo, muitos alunos da rede pública de ensino brasileira tem acesso limitado às tecnologias. O professor teve que se reinventar diante desse cenário. Segundo Pagamunci (2020), o uso de tecnologias em aulas obriga o professor a mudar sua metodologia docente e a condução do processo de ensino. Além do que, se depara com instabilidades nas ferramentas oferecidas e imprevistos que o seu uso pode gerar. No ensino da matemática essa temática fica mais complexa. Segundo Abreu (2013), a matemática é uma linguagem expressa por símbolos, o que dificulta a compreensão de instruções e a realização das operações aritméticas. A barreira encontrada pelo professor foi associar aprendizagem efetiva às ferramentas de trabalho disponíveis. Além disso, em alguns municípios o acesso gratuito à internet aos alunos não é possível, inviabilizando a obrigatoriedade das aulas remotas. Este fato aumentou o desinteresse pela disciplina e diminuiu a participação nas aulas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo buscar ferramentas digitais gratuitas para elaboração de jogos aplicados em aulas remotas da disciplina de matemática, promovendo maior interesse nessa disciplina. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica que envolve elaboração de jogos utilizando ferramentas gratuitas, elaboração dos jogos e a sua aplicação em aulas remotas de matemática. Os jogos foram elaborados com o conteúdo do 9° Ano, em que foi constatado menor participação em aulas. Para respeitar o plano de ensino das escolas municipais de Juatuba, o conteúdo aplicado nos jogos foi “Conjuntos Numéricos”. As ferramentas digitais utilizadas foram: PowerPoint, Google Formulário e o site Flippity. Dessas três, a única que não apresentou resultados satisfatórios foi o PowerPoint, pois muitos alunos não possuem pacote office nos seus dispositivos móveis. Concluiu-se que o uso de jogos matemáticos em aulas remotas do município de Juatuba aumentou o interesse e a participação das aulas de matemática desde que as ferramentas sejam acessíveis, gratuitas e com linguagem simples.
Palavras chave: Ensino remoto, Jogos matemáticos, Pandemia.
Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.
Prêmio Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.
Uma parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica e a Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.