Estudante dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto 10 - O aprendizado da Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental em tempo de COVID 19

Samara Arantes Lira

Cientista do 2º ano do Ensino Fundamental

Alessandra Viana Nogueira Gomes

Orientadora

Escola Municipal Leiva Cristhiane Androciolle Marques

Juatuba, Minas Gerais

Entende-se que num contexto de ensino de Língua Inglesa para crianças, é preciso respeitar as especificidades do seu processo de aprendizagem, oferecendo um ambiente lúdico e um ensino gradativo. E com o surgimento da pandemia do COVID 19 esse processo foi modificado para aulas remotas nas quais o discente e o docente vivenciaram uma realidade atípica. O ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais objetiva desenvolver o gosto pela língua,   proporcionando experiência inovadora de comunicação. Praticando as habilidades de falar, ouvir, ler e escrever em Inglês durante as aulas, o professor exerce papel de mediador e incentivador ao uso de vocabulários conhecidos e desconhecidos. O desafio ? Como exercer esse papel mediador  e incentivador   ao estudo da Língua Inglesa visto que os alunos estão tendo aulas remotas via whatsapp ,google meet e  ANPs  postadas no blog  que é sustentado pela Secretaria de Educação. O  trabalho  para aprendizado de LI  em tempos de aulas remotas  foi desenvolvido  nas séries iniciais da  Escola Municipal “Leiva Cristhiane Androciolli Marques” através de vídeos aulas gravadas  pela teacher ,Alessandra Viana, orientações de acesso a  sites com jogos digitais vídeos via youtube e  whatsapp , que  foi o canal de maior acessibilidade para os alunos. Foram utilizados tais recursos durante aulas remotas: cantar e atuar. Conforme cantam uma canção os alunos são estimulados a fazerem gestos associados à letra, aos sons e ritmos promovendo a compreensão da língua e contribuindo  para o desenvolvimento da fluência. O uso de figuras, por parte do professor, como recurso visual para que os alunos associem os temas explorados às imagens. Situações imaginárias representativas do cotidiano, criando contextos para o uso da língua. A construção de brinquedos com sucatas e o uso da colagem como meio de desenvolvimento da motricidade. O manuseio de marionetes que “ganham vida” na voz do(a)  teacher. Jogos de naturezas diversas via aplicativos gratuitos. Observou-se o que quanto maior é a ludicidade das aulas, maior assimilação e os recursos audiovisuais via internet foram de suma importância.

Palavras Chaves: Aprendizado, Ludicidade, Internet.

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com os participantes

juemanu1@hotmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira