Cientista do 2º ano do Ensino Fundamental
Orientadora
Juatuba, Minas Gerais
Entende-se que num contexto de ensino de Língua Inglesa para crianças, é preciso respeitar as especificidades do seu processo de aprendizagem, oferecendo um ambiente lúdico e um ensino gradativo. E com o surgimento da pandemia do COVID 19 esse processo foi modificado para aulas remotas nas quais o discente e o docente vivenciaram uma realidade atípica. O ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais objetiva desenvolver o gosto pela língua, proporcionando experiência inovadora de comunicação. Praticando as habilidades de falar, ouvir, ler e escrever em Inglês durante as aulas, o professor exerce papel de mediador e incentivador ao uso de vocabulários conhecidos e desconhecidos. O desafio ? Como exercer esse papel mediador e incentivador ao estudo da Língua Inglesa visto que os alunos estão tendo aulas remotas via whatsapp ,google meet e ANPs postadas no blog que é sustentado pela Secretaria de Educação. O trabalho para aprendizado de LI em tempos de aulas remotas foi desenvolvido nas séries iniciais da Escola Municipal “Leiva Cristhiane Androciolli Marques” através de vídeos aulas gravadas pela teacher ,Alessandra Viana, orientações de acesso a sites com jogos digitais vídeos via youtube e whatsapp , que foi o canal de maior acessibilidade para os alunos. Foram utilizados tais recursos durante aulas remotas: cantar e atuar. Conforme cantam uma canção os alunos são estimulados a fazerem gestos associados à letra, aos sons e ritmos promovendo a compreensão da língua e contribuindo para o desenvolvimento da fluência. O uso de figuras, por parte do professor, como recurso visual para que os alunos associem os temas explorados às imagens. Situações imaginárias representativas do cotidiano, criando contextos para o uso da língua. A construção de brinquedos com sucatas e o uso da colagem como meio de desenvolvimento da motricidade. O manuseio de marionetes que “ganham vida” na voz do(a) teacher. Jogos de naturezas diversas via aplicativos gratuitos. Observou-se o que quanto maior é a ludicidade das aulas, maior assimilação e os recursos audiovisuais via internet foram de suma importância.
Palavras Chaves: Aprendizado, Ludicidade, Internet.
Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.
Prêmio Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.
Uma parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica e a Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.