Estudante dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto 09 - Brincar, Aprender, Criar e Reciclar

Ruan Vitor dos Santos Fátima

Cientista do 2º ano do Ensino Fundamental

Grazielle de Paula Silva

Orientadora

Escola Municipal Leiva Cristhiane Androciolle Marques

Juatuba, Minas Gerais

O projeto “Brincar, aprender, criar e reciclar” apresentou um estudo realizado com crianças de 7 a 11 anos sobre o que elas sabiam de regras básicas de trânsito. Trabalhar com as crianças o tema da educação para o trânsito pode ser uma ferramenta auxiliar na construção de um trânsito mais harmonioso e seguro. Pensando assim, o objetivo deste projeto foi proporcionar a estas crianças uma maneira lúdica e divertida de aprender as regras básicas de trânsito através de um jogo. Ao criar sua própria brincadeira, a criança desenvolve habilidades motoras, a criatividade, atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo. Para iniciar a pesquisa foram realizadas entrevistas com crianças com idades entre 7 a 11 anos. Todas as perguntas foram direcionadas ao tema trânsito. A partir das respostas dos entrevistados, selecionei as principais dúvidas para inseri-las em um jogo tipo trilha. Os jogos de trilha levam a criança a aprender, estabelecer relações, refletir, argumentar e validar seus conhecimentos. O jogo foi todo construído com materiais reciclados. Além da vantagem econômica, o uso de materiais recicláveis para confecção de brinquedos tem relevante importância sob dois aspectos: o ambiental e de formação cognitiva. Assim, é de fundamental importância a introdução dos conceitos de brinquedos feitos com material reciclável desde a menor idade. Ao final do projeto conclui-se que as crianças podem aprender brincando e que desta maneira o aprendizado se torna mais simples, prazeroso e divertido.

Palavras-chave: Brincar, Aprender, Reciclar

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com os participantes

cristinamariasantosfatima123@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira