Estudante dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto 08 - Mãos às tintas

Rafaela Karen Rodrigues de Faria Gomes

Cientista do 4º ano do Ensino Fundamental

Fabiana Cristina de Assis

Orientadora

Escola Municipal Juquita Firmino

Juatuba, Minas Gerais

O projeto de produção artesanal de tintas “Mãos nas tintas!” apresentou um estudo realizado em casa pela aluna Rafaela, sob a supervisão de sua mãe Michele Rodrigues de Faria e orientação virtual da professora Fabiana Cristina de Assis. Ao ler a proposta da PROMIC Rafaela manifestou interesse em pesquisar e aprender como poderia produzir tintas para utilizar em papel A4. Esta área de interesse pessoal foi potencializada pelo aprofundamento do vínculo familiar e interesse da aluna em aprender mais. Entre os aprendizados proporcionados destacam-se o estudo e a valorização da cultura indígena, a desconstrução da ideia de que os materiais necessários para desenvolver trabalhos artísticos sempre são industrializados, técnicas de pintura com pigmentos e exploração sensorial. O conhecimento construído de maneira lúdica e imaginativa proporcionou aprendizado significativo e prazeroso. A avaliação baseou-se no vídeo produzido pela aluna em que há uma síntese das pesquisas realizadas sobre a produção de tinta na cultura indígena, resultados obtidos das experiências para fabricar pigmentos diversos e testá-las em papel. Observa-se que com poucos recursos é possível criar meios para produzir trabalhos artísticos, aprender a valorizar as técnicas indígenas e aprofundar o vínculo familiar, tendo em vista que o conhecimento foi compartilhado em família. Conclui-se ao assistir o vídeo, que o aprendizado adquirido por meio de pesquisas e de maneira lúdica foi significativo e proporcionou experiências culturais e sensoriais prazerosas, visto que tiveram a oportunidade de criar suas próprias tintas e testá-las. Ressalta-se que é uma atividade que pode ser colocada em prática no ambiente da sala de aula proporcionando aprendizado interdisciplinar.

Palavras-chave: Artesanal- cultural – sensorial.

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com os participantes

michelefaria009@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira