Estudante dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto 07 - Jogos Didáticos para aprendizagem

Melissa de Sousa Costa

Cientista do 5º ano do Ensino Fundamental

kelle Teixeira de Sousa Costa

Orientadora

Escola Municipal Maria Cândida de Jesus

Juatuba, Minas Gerais

O presente projeto apresentou uma pesquisa sobre os jogos didáticos manuais como um método que poderá ser utilizado como um recurso complementar e potencializador da aprendizagem do ensino à distância. Diante do cenário desafiador em que a Educação se encontra e levando em consideração a especificidade de cada comunidade em que a Escola está inserida, se faz necessário meios alternativos para que o ensino escolar online se efetue, assim os jogos manuais se tornam um meio a ser explorado para que o aprendizado seja efetivo e prazeroso. Este projeto tem como objetivo mostrar a importância dos jogos didáticos no aprendizado escolar remoto, o tornando como um aliado neste processo. O método dessa pesquisa foi baseado na pesquisa bibliográfica e participativa, sendo a natureza da mesma, uma pesquisa aplicada com o objetivo de gerar conhecimento, demonstrando que os jogos didáticos são imprescindíveis como recurso complementar nos processos de ensino online. Segundo estudiosos como Piaget, Vygotski e Montesori, os jogos são um dos meios mais importantes e propícios à construção do conhecimento infantil, pois existe uma sensação de prazer que envolve esta atividade, onde a criança interage consigo e com o outro, sendo também o lúdico uma linguagem natural da infância, assim explorar esse recurso é uma das melhores formas de transformar o estudo em um processo prazeroso. O objetivo deste projeto é a construção de um jogo didático, voltado para a alfabetização dos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental, para facilitar o processo de aprendizagem. O aluno poderá confeccionar seu próprio jogo, sendo um trabalho manual, possibilitando a socialização em família e a reciclagem de materiais, trabalhando também a importância da preservação ambiental na reutilização de objetos.


Palavras-chave: Aprendizado, Educação, Jogos.

Resumo Científico

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Prêmio Jovem Cientista

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O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira