Cientista do 2º ano do Ensino Fundamental
Orientadora
Juatuba, Minas Gerais
Este projeto, o “Ábaco de haste: reciclando e construindo a aprendizagem no ensino remoto” apresentou um estudo realizado a distância, com um aluno do 2º ano do ensino fundamental, com foco no ensino e compreensão do Sistema de Numeração Decimal por meio do ábaco, construído com materiais recicláveis. O ensino remoto para alunos dos anos iniciais tem suas peculiaridades e limitações, por se tratar de crianças em fase de alfabetização, que necessitam da interação social, como também, da utilização de materiais concretos para consolidar a aprendizagem. Pensando nisso, o objetivo desse projeto foi construir um ábaco com materiais recicláveis para auxiliar alunos do 2ºano do Ensino Fundamental a aprender o Sistema de Numeração Decimal, compreendendo a formação da dezena, da centena e das ordens que compõem o número. Para facilitar o entendimento das aulas online de matemática, o aluno Matheus observou dentro de casa, objetos que o auxiliariam na compreensão das operações matemáticas. Inicialmente, o aluno pensou em uma garrafinha com tampinhas dentro para representar as dezenas e unidades. Após conversar com a professora, o aluno percebeu que o objeto inicial se limitaria a operações com números pequenos e que seriam necessários alguns ajustes para realização de operações com centenas. Até então, o aluno não conhecia o nome ábaco e a professora mostrou por meio de vídeos como era o objeto e sua utilização. Após atividades de pesquisa, a criança confeccionou um ábaco com materiais recicláveis: palitos de madeira, tampinhas de garrafas coloridas, embalagens de ovos, tinta e cola quente. Desta maneira o aluno pode observar melhor como era feito os agrupamentos e reagrupamentos e compreender as operações de adição e subtração. Foi gravado um vídeo para ser compartilhado no grupo de Whatsapp da turma. Todas as atividades foram analisadas pelo método aplicado e explicativo e os estudos do tema feitos através de pesquisas bibliográficas. Concluiu-se com este projeto que a necessidade da criança em aprender por meio de jogos e brincadeiras lúdicas é intrínseco ao seu desenvolvimento cognitivo e que a busca por soluções desperta o interesse por novos conhecimentos. A partir de ideias simples se pode conseguir uma aprendizagem satisfatória.
Palavras-chave: Confecção, Compreensão, Aprendizagem
Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.
Prêmio Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.
Uma parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica e a Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.