Estudante dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto 06 - Ábaco de Hastes: Reciclando e construindo a aprendizagem no ensino remoto

Matheus Henrique da Silva Lucena

Cientista do 2º ano do Ensino Fundamental

Carla Aparecida Gonçalves Caldeira

Orientadora

Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte

Juatuba, Minas Gerais

Este projeto, o “Ábaco de haste: reciclando e construindo a aprendizagem no ensino remoto” apresentou um estudo realizado a distância, com um aluno do 2º ano do ensino fundamental, com foco no ensino e compreensão do Sistema de Numeração Decimal por meio do ábaco, construído com materiais recicláveis. O ensino remoto para alunos dos anos iniciais tem suas peculiaridades e limitações, por se tratar de crianças em fase de alfabetização, que necessitam da interação social, como também, da utilização de materiais concretos para consolidar a aprendizagem. Pensando nisso, o objetivo desse projeto foi construir um ábaco com materiais recicláveis para auxiliar alunos do 2ºano do Ensino Fundamental a aprender o Sistema de Numeração Decimal, compreendendo a formação da dezena, da centena e das ordens que compõem o número.  Para facilitar o entendimento das aulas online de matemática, o aluno Matheus observou dentro de casa, objetos que o auxiliariam na compreensão das operações matemáticas. Inicialmente, o aluno pensou em uma garrafinha com tampinhas dentro para representar as dezenas e unidades. Após conversar com a professora, o aluno percebeu que o objeto inicial se limitaria a operações com números pequenos e que seriam necessários alguns ajustes para realização de operações com centenas. Até então, o aluno não conhecia o nome ábaco e a professora mostrou por meio de vídeos como era o objeto e sua utilização. Após atividades de pesquisa, a criança confeccionou um ábaco com materiais recicláveis: palitos de madeira, tampinhas de garrafas coloridas, embalagens de ovos, tinta e cola quente. Desta maneira o aluno pode observar melhor como era feito os agrupamentos e reagrupamentos e compreender as operações de adição e subtração. Foi gravado um vídeo para ser compartilhado no grupo de Whatsapp da turma. Todas as atividades foram analisadas pelo método aplicado e explicativo e os estudos do tema feitos através de pesquisas bibliográficas. Concluiu-se com este projeto que a necessidade da criança em aprender por meio de jogos e brincadeiras lúdicas é intrínseco ao seu desenvolvimento cognitivo e que a busca por soluções desperta o interesse por novos conhecimentos. A partir de ideias simples se pode conseguir uma aprendizagem satisfatória.

Palavras-chave: Confecção, Compreensão, Aprendizagem

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com os participantes

lucenalu87@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira