Estudante dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto 05 - Erupção Colorida

Maicon Neves Campos

Cientista do 1º ano do Ensino Fundamental

Anede Sivia Moreira Dornas

Orientadora

Escola Municipal Elza de Oliveira Saraiva

Juatuba, Minas Gerais

O ensino das ciências é voltado para aulas teóricas, como também experimentais. E nas últimas décadas vem se moldando e se tornando cada vez mais versátil diante disto esta pesquisa teve como principal objetivo a construção de um “vulcão químico” utilizando materiais alternativos para que os alunos ampliassem os conhecimentos, sobre reações químicas e adquirissem compreensão acerca do conteúdo de reações químicas. Esta pesquisa possui natureza qualitativa. A proposta em si desta pesquisa estava voltada para uma metodologia de sala de aula invertida. O instrumento de coleta de dados partiu da realização da própria vida. Nesta pesquisa foi possível estimular o ensino como também a aprendizagem dos discentes, onde de forma simples e prática elas mostram que quando o bicarbonato de sódio com o vinagre reage, é gerado um produto conhecido como ácido carbônico, que de forma imediata é decomposto em dióxido de carbono. É o gás carbônico o responsável pela espuma formada. A realização dessa pesquisa foi muito importante para o desenvolvimento dos nossos estudantes, pois se tratando de turmas, nem sempre são trabalhados conceitos químicos na disciplina de ciências, e essas definições foram colocadas de modo simples e prático, estimulando assim cada vez mais os discentes.

Palavras-chaves: Vulcão químico, atividade experimental, ensino de ciências.

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com os participantes

aliccamargos@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira