Estudante dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto 03 - COMO ESTUDAR EM CASA ATRAVÉS DE FACILITADORES E/OU  FERRAMENTAS DIGITAIS 

Esther Coutinho Teixeira Campos

Cientista do 3º ano do Ensino Fundamental

Vania Aparecida de Oliveira

Orientadora

Escola Municipal Maria Cândida de Jesus

Juatuba, Minas Gerais

Devido ao atual momento pandêmico e a urgência do distanciamento social, se fez  necessário repensar e adaptar o processo de ensino e aprendizagem através de ferramentas  digitais gratuitas como aplicativos, vídeos informativos, sites informativos, entre outros,  que são ferramentas conhecidas e utilizadas por educadores e educandos. Assim,  podemos repensar as muitas maneiras de alcançar o aprendizado, e desenvolver os muitos  caminhos do saber. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento normativo  que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem  desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, já orienta a  necessidade em que a tecnologia deve se fazer presente no cotidiano da sala de aula,  permitindo assim que o aprendizado seja mais envolvente e significativo. O uso das  tecnologias oferece inúmeras possibilidades para que as aulas remotas sejam enriquecidas  através das mídias alternativas, sendo este um grande auxílio, não somente para o  educador, mas também para o educando, trazendo um resultado mais positivo no  aprendizado escolar online. As plataformas digitais oferecem ferramentas que podem  proporcionar um auxílio na interação entre professores e alunos, promovendo a troca de  conhecimentos além da sala de aula, auxiliando também na interação social, já que devido  a pandemia se fez necessário o distanciamento entre as pessoas. Este projeto apresentou  um estudo realizado através de uma pesquisa investigativa em como as ferramentas  digitais podem ajudar estudantes a aprenderem durante o ensino remoto. Tendo o mesmo,  o objetivo de informar e ensinar como utilizar essas ferramentas digitais gratuitas que,  podem fomentar o ensino remoto em tempos de isolamento social. 

Palavras – chaves: Tecnologias, Ferramentas, Ensino.

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com os participantes

kelserlogus@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira