Estudante dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto 02 - Jogando com a Matemática

Alice Martins Louzada

Cientista do 4º ano do Ensino Fundamental

Graziele Martins Borges

Orientadora

Escola Municipal Maria Renilda Ferreira

Juatuba, Minas Gerais

O projeto “Jogando com a Matemática” apresenta um estudo feito em casa e seu foco é o aprendizado e ganho de interesse em relação à matemática por estudantes do Ensino Fundamental I. RAMUSKI e GUZZO, mostram que ensinar matemática a partir de jogos é uma estratégia interessante, pois permite um aprendizado prazeroso e faz com que os estudantes aprendam de maneira lúdica. O estudo ainda mostrou que participando da fabricação do próprio jogo, os conceitos básicos da matemática conseguem ser fixados pelos alunos. Assim, este projeto tem como objetivo melhorar o aprendizado e interesse a partir da construção de um jogo pelo próprio estudante. Ao fabricar seu jogo, o estudante é capaz de se colocar como o personagem principal do aprendizado e busca relacionar a matemática com seus interesses pessoais. Além disso, poderá obter outros aprendizados relacionados ao processo de confecção do jogo. Para realizar a pesquisa, coloquei-me como objeto de estudo. Inicialmente, pensei em minhas atividades de interesse e minha maior dificuldade em relação à matemática. Por isso, foram escolhidos os temas: colorir e multiplicação. Em seguida, foi feita uma pesquisa para encontrar jogos já existentes com esses temas. Depois de escolher o jogo, realizamos uma adaptação para materiais de fácil acesso para construí-lo. O jogo escolhido é uma investigação: em uma folha temos um quadro com vários quadrados numerados com o resultado dos problemas de multiplicação indicados. Cada resultado da multiplicação se relaciona com uma cor que será utilizada para colorir o quadrado. Ao colorir todos os quadrados encontra-se uma figura. Antes existiam dificuldades para resolver problemas de multiplicação e a falta de um estímulo para estudar matemática. Após a construção e resolução do jogo foram aprendidas diferentes formas de obter o resultado da multiplicação e consegui me interessar pela matemática, pois me animei em descobrir qual animal estaria colorindo. Por isso, conclui-se que a construção de jogos pelo próprio estudante a partir de uma atividade que gosta, pode ajudá-lo a aprender e se sentir incentivado a estudar. Portanto, o projeto “Jogando com a Matemática” poderia ajudar os alunos da minha escola a aprender matemática brincando.

Palavras-chave: Matemática, Jogos, Ludicidade.

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com os participantes

suelenlouzzada@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira