Estudante dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto 01 - Montando o sistema digestório

Alessandro Rodrigues Chaves Júnior

Cientista do 5º ano do Ensino Fundamental

Priscila Pereira de Araújo Silveira

Professora orientadora

Escola Municipal Alípio Nogueira do amaral

Juatuba, Minas Gerais

O projeto “Montando o Sistema Digestório” apresentou um estudo realizado observando as aulas remotas (via Whatsapp) e os conteúdos de Ciências da turma de quinto ano do ensino fundamental, com foco na aprendizagem dos órgãos que compõem o sistema digestório humano e suas respectivas localizações. Em tempos de pandemia e aulas remotas, o ensino de Ciências fica desafiador uma vez que as aulas práticas ficam mais difíceis a distância. É exigido dos educadores desenvolver atividades práticas que os estudantes possam fazer em casa, com auxílio da família, visando facilitar e enriquecer o aprendizado. As crianças longe das escolas ficam desmotivadas e é importante que haja estratégias para o ensino prático das Ciências, em particular do Sistema Digestório Humano. Pensando nisso, o objetivo desse projeto foi propiciar aos alunos uma técnica lúdica de aprendizado sobre quais são os órgãos e qual é a sua localização no Sistema Digestório. Pesquisas indicam que as atividades resultam numa relação educativa de construção quando realizadas de forma prazerosa, onde o educando e professor tornam-se solidários nas descobertas das variadas formas de ver, interpretar, representar o contexto didático. Para tanto, foram realizadas atividades de pesquisas, explicações teóricas por meios digitais e a construção de um modelo de quebra cabeça do Sistema Digestório. Concluímos com esse projeto que, a atividade lúdica, aplicada de forma interessante e bem elaborada, torna-se efetiva no processo de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, no seu compromisso de interação do estudante com o mundo, e como facilitadora em momentos de ensino a distância.

Palavras-chave: Ciências; lúdico; aulas remotas.

Resumo Científico

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Converse com os participantes

laurindaalessandrochaves79@gmail.com

Prêmio Jovem Cientista

Veja outros Trabalhos

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba. O PROMIC Juatuba é fruto da parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC e da Secretaria Municipal de Educação de Juatuba.

Programa Municipal de Iniciação Científica de Juatuba – PROMIC Juatuba

Coordenação
Letícia Mara Diniz Ferreira